Voltar

18 de março de 2023 - Na Mídia

Hub Verde e FITec se unem para desenvolver iniciativas inovadoras para o setor elétrico

Você prefere ler esta notícia direto no site do veículo? Clique aqui!

Hub Verde e FITec se unem para desenvolver iniciativas inovadoras para o setor elétrico

Esta grande rede de relacionamentos contribuirá para que as empresas apresentem as suas demandas relacionadas ao setor de energia elétrica no Brasil para o fomento de soluções por meio de pesquisa, desenvolvimento e inovações tecnológicas otimizados

A FITec – Fundação para Inovações Tecnológicas – firmou parceria com o Hub Verde para colocar à disposição a sua expertise de mais de 20 anos na área para as demandas das empresas, instituições públicas e privadas e concessionárias do setor elétrico brasileiro. São soluções sustentadas pela Transformação Digital, Inteligência Artificial, Ciência de Dados, IoT, Gestão, Design Industrial e Engenharia de Produção, envolvendo áreas como geração distribuída, descarbonização e eficiência energética e segurança cibernética, entre outras. Os Hubs são espaços físicos ou virtuais, nos quais empresas, instituições, universidades e startups trocam experiências e têm acesso às demandas do mercado e aos possíveis investidores para facilitar e agilizar o desenvolvimento e a implantação de projetos inovadores com custos otimizados.

São soluções sustentadas pela Transformação Digital, Inteligência Artificial, Ciência de Dados, IoT, Gestão, Design Industrial e Engenharia de Produção 

O Hub Verde é uma plataforma que estimula essa interação para fomentar ideias inovadoras no âmbito dos desafios do setor elétrico no Brasil. Para tanto, são realizadas reuniões temáticas, seminários e workshops, entre outras ações, para a busca de soluções de mercado vinculadas às necessidades do setor. “A parceria entre a FITec e o Hub Verde é uma ação estratégica importante para a oferta e execução de projetos junto às empresas, a fim de permitir maior agilidade na prospecção e destinação de recursos técnicos e financeiros, além de estimular uma equipe multidisciplinar especializada para atender à inovação demandada pela indústria e pelo setor elétrico’, explica Astrid Heinisch, diretora executiva da FITec. Astrid informa que a disponibilidade de recursos viabilizará projetos que atendam não apenas as atividades principais das empresas em curto prazo, ao mesmo tempo em que abre um grande leque, no médio e longo prazos, para novas demandas secundárias. “Percebe-se uma demanda reprimida de empresas com interesse em contratar projetos”, diz.

Entre os projetos para o setor elétrico que a FITec já realizou destacam-se os de Sistemas de Armazenamento de Energia por Baterias (BESS/SAEB), Sistema de Gerenciamento de Recursos Energéticos Distribuídos (DER/DERMS), Veículo Aéreo Não Tripulado para Inspeção de redes de transmissão (UAV), Infraestrutura Avançada de Medição (AMI), Medição Multiutilities, Transformação Digital com a utilização de atendente virtual (chatbot), IoT – Internet das Coisas com LoRa, 3,4 e 5G, Wi-SUN, SmartGrid/ SmartCities, Teleproteção com redes de comunicação estatísticas, Segurança Cibernética para em Redes Inteligentes de Energia,Realidade Virtual para treinamento de eletricistas, Dispositivos de Notificação Individual em caso de emergência em barragens, Gestão de Ativos e Sistemas de Videomonitoramento com Inteligência Artificial e Visão Computacional para operação e manutenção preditiva.

Sobre a FITec – Fundação para Inovações Tecnológicas
Criada na década de 90, a FITec é um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) credenciado pelos diversos órgãos brasileiros, habilitado a celebrar convênios com empresas beneficiárias das Leis de Incentivo à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológicos. A FITec já desenvolveu nos seus mais de 25 anos, uma grande variedade de projetos de P&D, incluindo a concepção de equipamentos eletrônicos e suas soluções foram instaladas não somente no Brasil, com casos de sucesso de desenvolvimento de projetos nos setores de IoT, Indústria 4.0, Logística, Telecom, Energia, Agroindústria, Mineração, Educação e Saúde. Seu quadro conta com cerca de 400 colaboradores, sendo composto por doutores, pós-doutores, mestres, pós-graduados, graduados e técnicos, com vasta experiência de mercado e grande qualificação, distribuídos entre Belo Horizonte, Campinas, Recife, São José dos Campos e Manaus.

Sobre o Hub Verde
O Hub Verde é focado em “Energia 4D” (descarbonizada, descentralizada, diversificada e digitalizada) e tem a eficiência energética como um de seus temas estratégicos centrais. O hub também atua no fomento a projetos de P&D e Inovação, para potencializar o desenvolvimento tecnológico em energia limpa e renovável, além de desenvolver ciclos de inovação aberta, pitchs temáticos e prospecção de projetos, divulgação de desafios e busca de solucionadores entre Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), universidades, pesquisadores e startups. Com sede no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BHTEC), em Minas Gerais, o Hub Verde é coordenado pelo IEBT Innovation e pela Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), e tem a participação de empresas associadas como Accenture, BH Airport, Canadian Solar, CEMIG, Clamper, Detronic Energia, ENC Energy, Genyx Solar, GSI Energy, Solar View e Unicoba. O Hub Verde conta também com parceiros estratégicos como Absolar, Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Catapult Energy Systems (UK), FIEMGLab, FITEC, InDelta, InvestMinas, iSocial, Parque Tecnológico de Itaipu, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e WayCarbon e, também, fundos de investimentos como a Bertha Capital, Foz Ventures e Fundepar.